Governo comprará imóveis no RS para entregar aos desabrigados pelas chuvas

O governo vai oferecer casas nas categorias 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida para os gaúchos

Governo comprará imóveis no RS para entregar aos desabrigados pelas chuvas
Governo comprará imóveis no RS para entregar aos desabrigados pelas chuvas. Imagem reprodução/Twitter@SenadoFederal

Nesta quarta-feira (15), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo federal vai adquirir casas no Rio Grande do Sul e entregá-las às pessoas que perderam suas casas por causa das enchentes no estado. O governo vai oferecer casas nas categorias 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida para os gaúchos afetados pelas enchentes.

Conforme aponta o portal CNN, todos que se encaixarem nesses critérios serão ajudados, mas ainda não sabemos quantas pessoas perderam suas casas porque as chuvas continuam e os danos ainda estão sendo avaliados. O governo está planejando comprar diferentes tipos de imóveis para ajudar nesse momento difícil.

Em uma das opções, as pessoas que estão em abrigos públicos ou com familiares serão encorajadas a procurar casas usadas à venda em suas cidades. O governo vai comprar essas casas por meio da Caixa Econômica Federal e entregá-las às pessoas desabrigadas.

Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu outra ideia: o governo pode fazer um anúncio público para que as pessoas interessadas em vender suas casas se candidatem. Essas casas precisam se encaixar nos limites estabelecidos pelas categorias 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida.

Vale mencionar que o governo tem duas formas de ajudar as famílias afetadas pelas enchentes: comprar casas em leilão devido a falta de pagamento e também usar propostas do programa Minha Casa, Minha Vida de 2023, se necessário. Se ainda não for o suficiente, novas casas podem ser construídas. Essas medidas são para áreas urbanas; as ações para áreas rurais ainda estão sendo planejadas.