Nesta terça-feira (14), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou os indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os dois candidatos foram entrevistados pelos membros do comitê e agora aguardam a aprovação do plenário do Senado.
Conforme informa o portal Metrópoles, André Luis Macagnan Freire, proposto para ser o procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada do conselho, recebeu 20 votos a favor, 2 contra e 1 abstenção. Alexandre Barreto de Souza, indicado para continuar como superintendente-geral do Cade, teve 21 votos a favor, 1 contra e 1 abstenção.
Conheça os indicados
André Luis Macagnan Freire é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Ele trabalha como servidor público na Advocacia-Geral da União (AGU). Anteriormente, ocupou cargos como Superintendente de Infraestrutura Rodoviária na Agência Nacional de Transportes Terrestres (Anac) e procurador da Fazenda Nacional na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Alexandre Barreto de Souza se formou em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e também fez especialização e mestrado em Administração Pública na mesma instituição. Atualmente, está cursando doutorado em Ciência Política na Universidade de Lisboa. Ele é servidor público federal e já trabalhou em diversos órgãos, incluindo a Secretaria do Tesouro Nacional, a Receita Federal e o Senado. Desde 2000, é funcionário efetivo do Tribunal de Contas da União.
Também vale mencionar que Souza é conhecido por ter boas relações na política e já liderou o Cade durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, de 2017 a 2021. Em 2022, Bolsonaro o indicou novamente para a superintendência do conselho. Agora, Lula decidiu mantê-lo no cargo.