O baiano Paulo Rogério Nunes figura a lista dos 100 mais importantes futuristas e inovadores de origem africana no mundo

O empreendedor, consultor em Diversidade e Inovação e autor do livro “Oportunidades Invisíveis”, Paulo Rogério Nunes, acaba de ser nomeado como um dos mais importantes futuristas e inovadores de origem africana pela organização internacional Most Influential People of African Descent (MIPAD), parceira das Nações Unidas para promoção da Década dos Afrodescendentes. 

A lista foi anunciada neste fim de semana, Dia Mundial da Criatividade e inclui nomes como o cantor americano Will.i.am da banda Black Eyed Peas, a brasileira Grazi Mendes,  a autora Joy Buolamwini  que inspirou o documentário Code Bias (Netflix) sobre Racismo e Inteligência Artificial, o ministro nigeriano da Economia Digital, Bosun Tijani, Pedro Lopes – Secretário Nacional de Inovação de Cabo Verde  e  o coletivo de astronautas afrodescendentes, Color of Space. Paulo, que é agenciado pela Casé Fala, ressalta que   “é muito importante estar nessa lista  não apenas pela representatividade dela  onde constam grandes nomes mundiais que trabalham com inovação, mas também por essa nomeação me possibilita popularizar os temas do futurismo que ainda é bastante elitizado”.

A cerimônia de premiação acontece dia 20 de setembro de 2024 durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na cidade de Nova York. Em 2018, Paulo Rogério Nunes foi nomeado como um dos 100 afrodescendentes mais influentes com menos de 40 anos. A lista atual é focada em futuristas e reconhece o esforço do empreendedor em promover o tema da inovação, a exemplo do Festival Afrofuturismo, do qual é um dos idealizadores e reúne representantes de todo o mundo para discutir inovação, tecnologia, economia criativa e diversidade, sendo o primeiro evento do segmento a ser realizado na América Latina.