Poder Segurança: Meliantes frequentemente tentam burlar a segurança dos condomínios utilizando nomes falsos ou se passando por parentes de moradores

Por Zédu Tacla

Um exemplo marcante ocorreu em março deste ano, na cidade de São Paulo, onde um casal de adolescentes desceu de um carro alegando serem parentes de um morador. Sem receber a devida confirmação, o porteiro se recusou a liberar a entrada. Após insistirem por dois minutos, a dupla foi embora sem conseguir acessar o local. Em um incidente semelhante na mesma cidade, dois jovens com bonés e celulares em mãos tentaram entrar em outro condomínio. Quando um deles colocou a mão no portão e tentou empurrá-lo, o porteiro interveio, questionando a quem pretendiam visitar. Um dos rapazes alegou morar no apartamento 64 e ser um novo morador. Conhecendo os nomes e os números dos apartamentos de todos os moradores, o porteiro desconfiou da história e não abriu o portão. Eventualmente, eles desistiram e foram embora.

Esses incidentes, que vêm ocorrendo com frequência, destacam a importância da vigilância constante e de estratégias eficazes para prevenir acessos indevidos. Algumas dicas essenciais incluem:

  1. Capacitação contínua dos porteiros para reconhecer tentativas de engano.
  2. Uso de tecnologia de segurança, como câmeras de vigilância e sistemas de controle de acesso digital.
  3. Estabelecimento de protocolos claros para visitantes e prestadores de serviço.
  4. Conscientização dos moradores sobre medidas de segurança pessoal.
  5. Realização de reuniões periódicas para avaliar e melhorar as medidas de segurança.
  6. A segurança em condomínios residenciais requer cooperação entre porteiros, moradores e administração do prédio. Com a implementação de medidas adequadas e a conscientização de todos os envolvidos, podemos criar um ambiente seguro e protegido contra tentativas de furto e invasão.

A segurança em condomínios residenciais é uma responsabilidade compartilhada entre porteiros, moradores e a administração do prédio. A implementação de medidas de segurança avançadas, juntamente com a conscientização e cooperação de todos, é fundamental para criar um ambiente seguro e protegido contra tentativas de furto e invasão. Com a aplicação destas estratégias, podemos fortalecer nossa defesa contra aqueles que tentam se aproveitar de vulnerabilidades na segurança patrimonial.

 

Sobre Zedú Tacla

Zédu Tacla, empresário e diretor da Coneleste Vigilância, é formado em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela FGV. Com 27 anos de experiência em segurança para condomínios residenciais e corporativos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, possui expertise na elaboração de auditorias, procedimentos de segurança e capacitação profissional.

@grupo_coneleste