Ministro Haddad lidera diálogo global sobre investimentos e sustentabilidade nos EUA

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

No primeiro dia de sua viagem aos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concentrou-se em estabelecer laços com empresários norte-americanos, apresentando-lhes oportunidades de investimento no Brasil e discutindo medidas para investimento o financiamento da transição ecológica. Em um evento na Câmara de Comércio dos EUA, Haddad detalhou os resultados positivos da reforma tributária brasileira aprovada no ano anterior, destacando sua capacidade de resolver problemas persistentes na tributação sobre o consumo. Enfatizou ainda que na próxima etapa, a regulamentação dessa reforma, não comprometerá suas conquistas constitucionais.

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, também apresentou, abordou desafios e oportunidades na América Latina, destacando a transição ecológica como uma possibilidade de redução das desigualdades sociais. Além disso, elogiamos iniciativas brasileiras, como o hedge verde, como exemplos a serem seguidos.

Paralelamente às reuniões oficiais, Haddad participou de debates sobre financiamento sustentável, ressaltando a importância do compartilhamento de experiências entre países para a transição ecológica em larga escala. Mark Carney, enviado especial da ONU para a Ação Climática, elogiou o plano brasileiro durante a presidência do G20 e defendeu reformas no financiamento internacional para o meio ambiente.

A agenda de Haddad inclui participações em eventos sobre insegurança alimentar, tributação internacional e reuniões do Banco Mundial e FMI, demonstrando um compromisso abrangente com questões globais. O jantar oficial do G20 encerra o dia, reforçando a importância do diálogo e cooperação internacional na busca por soluções sustentáveis ​​e econômicas.