Cultura INC: FOR RAINBOW – FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

Evento, que chega à 18a edição e contempla a diversidade sexual e de gênero, terá premiação em dinheiro para o melhor longa e o melhor curta nacionais e acontecerá de 21 a 28 de junho de 2024

O Festival For Rainbow, agora em sua 18ª edição, celebra a diversidade sexual e de gênero e está com inscrições abertas até 15 de maio de 2024. Reconhecido internacionalmente como um importante espaço de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual, o evento premiará os melhores filmes nacionais em dinheiro e ocorrerá de 21 a 28 de junho de 2024.

Filmes de qualquer duração que abordem temas LGBTI+ e identidade de gênero são elegíveis para participar, desde que finalizados a partir de 1º de janeiro de 2022. As inscrições devem ser feitas através do site filmfreeway/forrainbow, aceitando produções de todas as nacionalidades desde que acompanhadas de legendas em inglês.

O festival ocorrerá durante o mês do orgulho LGBTI+ no Ceará, distribuído em diversos espaços culturais em Fortaleza, Quixadá, Crato e Sobral, incluindo o Cine Teatro São Luiz e o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os filmes selecionados competirão em várias categorias, com prêmios em dinheiro para o melhor longa e curta brasileiros, além de troféus Elke Maravilha para todos os filmes premiados.

Seis mostras diferentes serão exibidas, incluindo competições internacionais de curta e longa-metragem, mostras temáticas como Feminino Plural e Duplo Orgulho, e uma mostra educativa virtual para escolas públicas do Ceará, atingindo um público de 350 mil alunos.

Além das exibições, o festival oferecerá uma variedade de oficinas, como construção de roteiro LGBT, figurino e adereços para cinema, maquiagem de efeitos especiais e fotografia. Destaque para a Mostra Feminino Plural, que desde 2019 amplia a representatividade das mulheres, abordando questões de opressão e violência de gênero no Brasil.

O For Rainbow recebe apoio do Governo do Estado do Ceará, através de diversas entidades, e patrocínio da Sompo Seguros e Cagece. Realizado por entidades como o Ministério da Cultura e o Centro Popular de Cultura e Ecocidadania, o festival busca fortalecer a luta contra o machismo e promover a diversidade através da arte e do cinema.

Site: www.forrainbow.com.br

Inscrições: https://filmfreeway.com/forrainbow