Lula indica advogada Vera Lúcia para o TSE em lista exclusivamente feminina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva selecionou a advogada Vera Lúcia para ocupar uma das posições de ministra substituta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme informações obtidas pelo Correio. Vera Lúcia fazia parte de uma lista tríplice composta exclusivamente por mulheres, votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A oficialização da indicação está em fase de preparação pela Presidência e será divulgada nas próximas horas.

A lista aprovada pelos ministros do STF incluiu, além de Vera Lúcia, as advogadas Daniela Lima de Andrade Borges e Marilda de Paula Silveira. Conforme estabelece o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve contar com pelo menos sete juízes, distribuídos entre ministros do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo.

No contexto das vagas destinadas à advocacia, quando ocorre uma vacância, o presidente recebe uma lista tríplice do STF. Vera Lúcia, ao ser confirmada, será a segunda mulher negra a ocupar um cargo no TSE. Com uma carreira sólida no Direito e anteriormente cotada para uma vaga no Supremo, ela reside em Brasília desde 1978 e também se destaca por sua participação ativa em movimentos sociais, especialmente na defesa da causa negra e na luta contra o racismo. A indicação conta com o respaldo da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), que apoia sua aspiração por um assento nos tribunais superiores.