O senador Davi Alcolumbre, à frente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, agendou para 13 de dezembro as sabatinas de Flávio Dino, indicado ao Supremo Tribunal Federal, e Paulo Gonet, proposto como novo procurador-geral da República, ambos anunciados pelo presidente Lula na segunda-feira (27).
Os relatores das indicações também foram definidos por Alcolumbre: Jaques Wagner, líder do governo no Senado, será o relator da indicação de Paulo Gonet, enquanto Weverton Rocha, aliado do indicado e do governo, será o relator da indicação de Flávio Dino.
Embora não seja comum realizar duas sabatinas no mesmo dia, Alcolumbre, após negociações políticas, decidiu consolidar os compromissos em uma única quarta-feira. A previsão é que as votações ocorram no plenário no dia seguinte, a menos que um acordo permita encurtar as sabatinas e realizar a votação em 13 de dezembro.
Pelas redes sociais, Dino agradeceu:
“O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para Ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 27, 2023
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou que está planejando um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro para analisar as indicações, considerando o voto secreto. Ele expressou a intenção de garantir a presença física dos senadores durante esse período.