Iniciativas de equidade racial representam quitação de débito histórico

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta segunda-feira (20) um novo conjunto de ações voltadas para a igualdade racial, descrevendo as medidas como uma resposta a uma dívida histórica. “O que conquistamos hoje é a reparação de uma dívida histórica construída ao longo do tempo pela supremacia branca desde os primórdios do descobrimento deste país. Nosso objetivo é simplesmente revitalizar o que é a realidade de uma sociedade democrática”, declarou.

O conjunto inclui 13 iniciativas apresentadas pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em colaboração com outras dez pastas e órgãos federais. Compreende programas nacionais, titulação de territórios quilombolas, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação, grupos de trabalho interministeriais, e outras propostas que garantem ou ampliam os direitos à vida, inclusão, memória, terra e reparação.

Lula enfatizou: “O ato que acabamos de firmar é como semear uma árvore. Para que ela floresça, é preciso plantar, regar, expor ao sol e fertilizar. Vocês são o elemento essencial para o sucesso de uma política pública.”

Ele também destacou a importância de manter a pressão para garantir a implementação eficaz dessas iniciativas.

“Não somos distintos pela cor da pele, cabelo ou vestimenta. Somos irmãos, descendemos do mesmo ancestral, vivemos no mesmo planeta e temos o sangue da mesma cor. Portanto, tudo o que estamos realizando é uma tentativa de restaurar o que foi construído e reposicionar o que foi retirado”, concluiu Lula.