Por Mario Kaneski
A Kantar Insights realizou o estudo Sustainability Sector Index para orientar as decisões de marcas e empresas em termos de responsabilidade social e ambiental, usando dados de consumidores de 33 mercados e 42 setores. Na 3ª edição, as principais conclusões em relação às expectativas dos franceses em relação às marcas e seus compromissos sustentáveis e ambientais são:
Os franceses expressam dúvidas em relação à responsabilidade social e ambiental: 51% dos franceses já se depararam com informações falsas ou enganosas sobre ações de RSE (Responsabilidade Social Empresarial) tomadas por marcas, o que os torna céticos em relação às questões climáticas.
Nesse contexto, a pressão é alta: apenas 26% acreditam que as marcas agem de forma significativa para enfrentar desafios ambientais.
No entanto, mesmo que os franceses exijam mais esforços das marcas de todas as categorias para atender às suas expectativas, eles reconhecem o desempenho de alguns setores, como alternativas aos produtos lácteos e veículos híbridos/elétricos. Eles também podem recompensar algumas marcas pelo impacto ambiental e/ou social, como So’bio Etic ou Yves Rocher nos setores de cosméticos e cuidados com a pele.
Para ilustrar o desempenho de alguns setores em estratégia, ativação, inovação e impacto de RSE, a Kantar Insights desenvolveu um índice de sustentabilidade, e constatou que o índice para o setor de luxo é relativamente baixo: -38 (em uma escala de -100 a +100). O setor de luxo enfrenta um paradoxo, pois os consumidores veem os excessos do luxo, mas as marcas de luxo são naturalmente adequadas para uma abordagem sustentável, pois vendem produtos de qualidade projetados para durar, feitos de materiais nobres ou com esforços significativos para oferecer alternativas (como substitutos de couro e algodão).
Além disso, a maioria das empresas de luxo está envolvida em procedimentos rigorosos, como o exemplo da Kering, que desenvolveu uma ferramenta inovadora para medir e quantificar o impacto ambiental de suas atividades. Isso é importante para estabelecer um modelo econômico sustentável que a Kering deseja compartilhar com outras empresas de luxo e além.
Portanto, é importante relativizar, pois, embora o setor de luxo como um todo possa sofrer de uma imagem negativa devido a comportamentos de algumas marcas ou ultra-ricos que utilizam jatos, iates e carros potentes, os consumidores parecem ter uma visão mais positiva das Maisons de Luxo em particular.