Programa Mover cortará de R$ 3 bi em impostos

Geraldo Alckmin || Crédito:Marcos Corrêa/PR

A data de lançamento do programa ainda não foi anunciada, e essas medidas visam fortalecer a indústria de mobilidade no Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou na segunda-feira (16), a implementação do programa Mover, que substituirá o Rota 2030, e trará uma significativa redução de impostos no setor de mobilidade, estimada em R$ 3 bi anualmente. O programa, com a sigla “Mobilidade Verde,” tem como objetivo fomentar a inovação, eficiência energética, desenvolvimento e digitalização do setor de mobilidade, fortalecendo a indústria brasileira como um todo.

A declaração foi feita durante o 8º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), no qual Alckmin participou por meio de uma videoconferência. Embora o ministro tenha destacado a importância do programa e a redução dos impostos, ele não especificou uma data de lançamento para o Mover.

O Rota 2030, lançado em 2018, tinha como foco principal a concessão de benefícios fiscais para empresas que se comprometessem a investir em pesquisa e desenvolvimento. O novo programa, “Mover,” deve continuar promovendo o desenvolvimento do setor, mas com um foco mais amplo, incluindo toda a indústria de mobilidade, abrangendo não apenas veículos automotores, mas também motos, triciclos, caminhões e ônibus.

Além disso, durante o evento da Abimaq, Alckmin também anunciou que o governo está considerando o lançamento de uma “depreciação acelerada” em parceria com o Ministério da Fazenda e do Planejamento. Essa iniciativa tem o propósito de substituir máquinas obsoletas, promovendo a renovação do parque industrial e contribuindo para a redução do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido.