Ministro CGU discute em Paris o combate ao suborno transnacional

Vinícius de Carvalho || Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministro Vinícius de Carvalho representa o Brasil na OCDE em combate à corrupção transnacional

Nesta quarta-feira (11), o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, representa o governo brasileiro em uma reunião na França, abordando o combate à corrupção transnacional. Durante o encontro, o representante do Brasil apresentará o relatório do país sobre o tema. Essa reunião é parte da plenária do Grupo de Trabalho sobre Suborno Transnacional (Working Group on Bribery – WGB) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ocorre em Paris.

Desde o ano 2000, o Brasil é um país signatário de uma convenção da OCDE que trata da prevenção e combate à corrupção de funcionários públicos estrangeiros envolvidos em transações comerciais internacionais. Atualmente, o WGB é composto por representantes dos 44 países que assinaram a convenção e se reúne quatro vezes por ano na sede da OCDE para supervisionar o cumprimento do acordo.

O grupo também aborda questões relacionadas à prevenção e ao combate à corrupção transnacional, como práticas de financiamento não declarado e lavagem de dinheiro, cobrindo tanto a responsabilidade criminal de indivíduos quanto medidas para responsabilizar entidades corporativas, bem como questões transversais, cooperação internacional, extradição, entre outros.

Enquanto estiver em Paris, o ministro Vinícius de Carvalho terá uma reunião institucional com o diretor-geral de Assuntos Globais, Cultura, Educação e Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores da França, Aurélien Lechevalier.

O ministério afirmou que, durante essa reunião, o ministro da CGU divulgará a agenda internacional do Brasil no domínio da integridade e combate à corrupção para os próximos meses, abordando a atuação do país na coordenação das atividades do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20.

Na terça-feira (10), o ministro ministrou uma palestra sobre Regulação e Mercados Digitais em Frankfurt, na Alemanha, como parte do Programa Internacional de Alta Formação Digitalização e Democracia: Um Diálogo Brasil-Europa.

Na sexta-feira (13), Vinícius de Carvalho participa do painel “Brasil: a melhor oportunidade do mundo” no Fórum Esfera Internacional, também em Paris. De acordo com a CGU, o propósito do evento é “fortalecer os laços com a França e enfatizar que o Brasil está se preparando para atrair novos investimentos”, com destaque para o papel da CGU na melhoria do ambiente de negócios no Brasil e na promoção da integridade nas políticas de desenvolvimento, como o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Fonte: Agência Brasil