Tamara Klink é a primeira brasileira a cruzar o Círculo Polar Ártico

Tamara Klink || Crédito: Divulgação

A velejadora paulistana, aos 26 anos, já detinha o título de mais jovem brasileira a cruzar o Oceano Atlântico, agora ela conquista uma nova façanha em travessia solo

Em mais uma conquista histórica, a jovem navegadora paulistana Tamara Klink se tornou a primeira brasileira a cruzar o Círculo Polar Ártico em uma travessia solo. Aos 26 anos de idade, Tamara escreveu seu nome nas páginas da história da vela brasileira ao realizar essa façanha.

Partindo de Camaret sur Mer, na França, em setembro de 2023, Tamara navegou por 2500 milhas náuticas em seu veleiro “Sardinha 2”, até alcançar a Groenlândia, Aasiaat, em uma jornada de dois meses. Esta realização é notável pelo fato de Tamara ser a navegadora mais jovem do Brasil a enfrentar as águas do Ártico em uma travessia solitária.

Seu barco, o “Sardinha 2”, com 10,5 metros de comprimento, foi adquirido por Tamara após suas palestras sobre suas viagens anteriores.

A motivação de Tamara é mudar o imaginário sobre o que uma mulher é capaz de realizar e inspirar sua geração a seguir seus sonhos. Suas palavras ecoam sua determinação: “A gente só descobre que tem coragem quando a usa.”

Esta não é a primeira aventura notável de Tamara. Aos 23 anos, ela já havia se tornado a mais jovem brasileira a cruzar o Oceano Atlântico sozinha, uma realização que também inspirou um livro, “Nós: o Atlântico em Solitário”, publicado em julho de 2023 pela Companhia das Letras.

Além de suas incríveis travessias, Tamara é uma palestrante experiente, tendo compartilhado suas experiências em mais de 300 conferências em empresas, escolas e universidades. Seus temas incluem medo, sonho, gestão de riscos, consciência ambiental, liderança feminina e trabalho em equipe. Ela também foi destaque no top 10 atletas que levam o talento brasileiro mundo afora no GLMRM.