Cristo Redentor verde: Homenagem à doação de órgãos no Brasil

Cristo Redentor || Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

O icônico Cristo Redentor no Rio de Janeiro brilha em verde para celebrar o aumento recorde de doadores de órgãos no Brasil em 2023, destacando a importância vital da doação para salvar vidas.

o Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro será iluminado de verde para destacar a importância da doação de órgãos. A ação ocorrerá das 18h às 19h em parceria com o Ministério da Saúde e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. A campanha “Doe uma segunda chance, doe órgãos” conta com o apoio do ator Marcos Frota.

O Brasil teve um aumento recorde de doadores de órgãos nos primeiros seis meses de 2023, com mais de 1,9 mil doadores efetivos e mais de 4,3 mil transplantes realizados. Isso representa um aumento de 16% em relação a 2022. Diversos tipos de transplantes, como pâncreas, rins, coração, fígado, córneas e medula óssea, também registraram aumento. O tempo de espera para transplante de coração diminuiu significativamente, beneficiando a maioria dos pacientes em até três meses.

O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, atendendo tanto pacientes do SUS quanto da rede privada. Esta iniciativa de iluminar o Cristo Redentor de verde celebra os avanços na doação de órgãos e destaca a importância contínua de apoiar essa causa vital para salvar vidas.