MINISTROS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA RENUNCIAM PARA A PERMANÊNCIA DA ATUAL PRESIDENTE da 6ª TURMA, LAURITA VAZ

Foto:TSE

Reunidos em Sessão da 6ª Turma (terça-feira, 26), os Ministros que compõe aquele Colegiado renunciaram à assunção da presidência para que a Ministra Laurita Vaz continue na condução da Turma até que deixe o cargo no final de outubro, quando se aposenta em função da idade, aos 75 anos.

O Ministro Sebastião Reis pediu a palavra e disse que ele e os demais Ministros, Rogério Schietti e Antonio Saldanha também o fariam em favor da Ministra, surpreendendo-a. Em tom de brincadeira e como forma de homenagem à magistrada, falou: “Estamos dando um pequeno golpe, um golpe do bem, de modo que a senhora permaneça na presidência”.

Laurita Vaz agradeceu ao gesto de seus colegas, e aceitou: “Se é a vontade de todos, eu vou dizer amém aqui nessa oportunidade e agradeço mais uma vez a confiança”.

Nascida em Goiás, a Ministra iniciou sua carreira no Ministério Público em 1978 como Promotora de Justiça, e de 1984 a 1989 foi Procuradora da República junto ao Supremo Tribunal Federal. Atuou como subprocuradora-geral da República na década de 1990, junto ao Superior Tribunal de Justiça e em 2001 foi nomeada Ministra do Superior Tribunal de Justiça pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Laurita Vaz foi a primeira mulher a presidir a Corte da Cidadania (2016-2018).

Vale lembrar que a Ministra Laurita é a única mulher que compõe a 6ª Turma do STJ (especializada em matéria penal).  A atual Presidente da Corte é a Ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura; outras cinco mulheres (em breve o STJ receberá a nova advogada nomeada pelo Presidente Lula, Daniela Teixeira, que ainda não tomou posse) integram o Superior Tribunal de Justiça, cuja composição se dá com 33 ministros.