Andar de carro é mais demorado do que de transporte público em São Paulo

Crédito: CC/WikiCommons/Flickr/Paulo Fehlauer

Pesquisa da Rede Nossa São Paulo mostra que tempo de deslocamento diário na cidade volta a atingir níveis pré-pandêmicos; transporte coletivo é 26 minutos menos lento do que individual

O tempo de deslocamento médio diário na cidade de São Paulo cresceu e voltou a atingir os níveis pré-pandêmicos. O cenário que todo paulistano vê cotidianamente agora ganhou consolidado científico com a divulgação parcial da pesquisa Viver em SP da Rede Nossa São Paulo e Instituto Cidades Sustentáveis.

O tempo médio em 2023 é de 2h26min, um minuto a mais do que o de 2019, ano anterior à eclosão da pandemia no Brasil. Em relação a 2022, a subida é expressiva: sete minutos a mais.

Um dado interessante do levantamento é a demora maior de deslocamento para quem prefere carro próprio a transporte público em São Paulo. Para os primeiros, o deslocamento médio dura 2h46min; para o povo do transporte público, 2h23min.

Mas a preferência pelo carro diminuiu. Em 2022, 24% dos paulistanos o usavam para seus deslocamentos diários; em 2023, 19%. A preferência pelo transporte coletivo passou de 41% em 2022 para 57% em 2023.