Consultoria concede à USP melhor ensino universitário da América Latina e Caribe

Crédito: Divulgação/USP

QS já havia listado Universidade de São Paulo no Top 100 mundial; no ranking “Latam”, paulista é sucedida por Unicamp, UFRJ e Unesp

No primeiro semestre de 2023, a USP já havia soltado rojões ao entrar no ranking das 100 melhores universidades do mundo segundo a consultoria internacional QS. Nesta quarta (13), uma lista mais específica feita pela mesma consultoria colocou a Universidade de São Paulo no primeiro lugar entre as melhores da América Latina e Caribe.

A USP precede no Top 10 a PUC de Santiago (Chile); a também paulista Unicamp; o Instituto Tecnológico de Monterrey, do México; a Universidade do Chile; a Universidade dos Andes, da Colômbia; a mexicana Unam; a UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro; a Uba, de Buenos Aires; e a Unesp, também do estado de São Paulo.

O Brasil tem 97 instituições ranqueadas, à frente de todos os demais países da região. O México e a Colômbia, com 63 e 61 instituições, respectivamente, vêm a seguir.

Em depoimento publicado no Jornal da USP sobre o assunto, o reitor da universidade, Carlos Galotti, é protocolar: “A USP não realiza suas atividades buscando resultados em rankings. Priorizamos sempre a excelência nas nossas ações (…) Mas é muito bom ver esse trabalho reconhecido por instituições internacionais. É, de certa forma, um certificado de qualidade, mostra a pujança do ensino superior brasileiro e faz com que a responsabilidade da USP se torne ainda maior.”