As posses dos deputados do Centrão e agora ministros André Fufuca (Esportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de Márcio França (Empreendedorismo e da Microempresa), este desalojado de Portos e Aeroportos, finalmente se deram no final da manhã desta quarta-feira (13), no palácio do Planalto.
Foi uma posse atípica, uma cerimônia fechada restrita a poucos políticos e parentes, sem cobertura da imprensa, de consumo apenas, pode-se dizer, para o Diário Oficial e para o ex-Twitter. A conta do presidente Lula deu conhecimento do evento na rede de Elon Musk às 13h22:
Dei posse hoje, no meu gabinete, aos novos ministros do nosso governo @DepAndreFufuca e @Silvio_CFilho. As pastas do Esporte e de Portos e Aeroportos continuarão a realizar um ótimo trabalho. O @marciofrancasp tomou posse e será o nosso ministro do Empreendedorismo, da… pic.twitter.com/7FkGHYoKw8
— Lula (@LulaOficial) September 13, 2023
Os ministros empossados nem se deram ao trabalho, ao menos até às 14h30 desta quarta, de informar sobre o evento. Segundo publicações como a Folha de S.Paulo e o site Poder 360, trata-se de uma posse de formato “envergonhado”.
Os membros do Centrão que agora chegam à Esplanada não trazem, com eles, a garantia de votos de seus partidos, o PP e o Republicanos. Mas a costura para que Fufuca e Costa se tornassem ministros teve o dedo, a mão e os braços de Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, que vem garantindo ampla maioria na Casa para as votações de temas de eleição do governo.
**************************
A Folha ainda publicou fala de Fufuca sobre o tema de que se responsável no plano federal – o esporte:
“Não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país. Temos muito a avançar, muito a crescer, e tenham certeza de que aqui tem um jovem com disposição, com vontade de trabalhar e com humildade para que possa crescer junto com todos o esporte nacional brasileiro.”