Duda Salabert, Erika Hilton e Txai Suruí entram na lista de líderes “100Next” da “Time”

Duda Salabert, Erika Hilton e Txai Suruí || Créditos: Vinicius Loures/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/U.S. Embassy Brasilia

Deputadas federais e jovem líder indígena de Rondônia são as únicas brasileiras da relação de influenciadores da nova geração para revista dos EUA

As deputadas federais trans Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (Psol-SP) e a líder indígena Txai Suruí são as brasileiras incluídas na lista de 100 personalidades que podem – ou devem – impactar e transformar a nova geração segundo o semanário Time, dos Estados Unidos.

A lista, chamada Time 100Next, foi divulgada nesta quarta-feira (13). As deputadas foram agrupadas em um único verbete. “A ascensão política [de Erika e Duda] para se tornarem as primeiras mulheres transgênero no Congresso Nacional brasileiro foi dura, crivada de ameaças de morte e de [manifestações de] ódio”, revela o texto.

Os verbete menciona possibilidade de Duda disputar a prefeitura de Belo Horizonte em 2024 e projeto na Câmara Federal de Erika para implementar cotas para pessoas transgênero em universidades. “Não são só as pessoas trans que serão beneficiadas, mas todo o Brasil”, diz a deputada à Time.

Txai Suruí merece espaço maior do semanário. A líder ativista de 26 anos, diz o verbete, é a primeira mulher de sua comunidade indígena a obter diploma de direito, que ela usa para “processar o governo brasileiro por não atender o compromisso de [redução de] emissões [de carbono] do acordo de Paris”. “Com ajuda de câmeras, drones e tecnologia GPS, ela trabalharcom sua comunidade para monitorar invasões de terra e incrementar a capacidade de fiscalização”.

“Nós somos filhas da Mãe Terra”, diz ela à revista. “Estamos propondo soluções para adiar o fim do mundo.”

Duda Salabert replicou em sua conta do ex-Twitter a publicação: