Bancos dificultam acesso a capital para pequeno empresário

Crédito: CC/Unsplash

Pesquisa Sebrae mostra que apenas 3 em cada 10 donos de micro e pequenos negócios conseguiram levantar empréstimos em julho, pior taxa do ano; inadimplência refluiu

Os evangelhos de Lucas e Mateus informam que Jesus disse algo que pode ser traduzido dessa maneira: para um rico chegar aos céus, melhor desistir. É lenha.

(Ou seja: quem sabe, então, seja o caso de botar para quebrar por aqui mesmo.)

Bem, os bancos brasileiros, dirigidos certamente por  bons samaritanos, parecem levar ao pé da letra as metáforas e hipérboles dos pósteros de Cristo. Porque eles não querem, aparentemente, que alguns enriqueçam – pequenos empreendedores, por exemplo.

A notícia: pesquisa Sebrae divulgada nesta terça (12) aponta que apenas 3 em cada 10 empreendedores conseguiram levantar um papagaio em algum banco no mês de julho. Trata-se do pior resultado desde o início do levantamento, em agosto de 2022. Julho ainda mostrou uma procura maior por empréstimos pelos mesmos pequenos empreendedores em relação a abril – 32% a 27%.

Os dados, publicados pela Agência Sebrae de Notícias, ainda informam que a inadimplência das micro e pequenas empresas diminuiu no mês de julho – 25% contra 27% em janeiro.