PIB vitaminado apaga operação da PF e ressuscita B3

Crédito: Divulgação

Indicador divulgado pelo IBGE para segundo tri fica 0,9% acima do primeiro, instilando otimismo no governo e apagando reflexo de ação contra ministro Juscelino Filho (UB); bolsa tateia os 118 mil pontos

Não há operação da Polícia Federal contra ministros da base aliada e seus familiares capaz de tirar a alegria do governo federal e de seus simpatizantes nesta sexta-feira (1º). O crescimento do PIB acima do projetado no segundo trimestre indica um desempenho da economia em 2023 que parece não mais poder ser comparado ao proverbial voo de galinha.

O IBGE divulgou nesta sexta o dado do segundo “tri”: crescimento de 0,9% em relação ao primeiro trimestre. O novo patamar deve fazer com que economistas ajustem para cima as projeções para 2023. A equipe econômica chefiada pelo ministro Fernando Haddad trabalhava com um PIB de 2,5%; o mercado, 2,3%.

Mas o pessimismo do dito mercado já foi maior. Na aurora de Lula 3 e do ocaso de Posto Ipiranga, especialistas cravavam algo em torno de 1% para o crescimento do PIB brasileiro, taxa praticamente insuficiente para dar conta até mesmo do crescimento populacional do pais.

Falando a jornalistas nesta sexta-feira, o ministro da Fazenda fez questão de lembrar das previsões iniciais do mercado. “O crescimento do PIB desse ano deve atingir a marca de 3% (…) Quero lembrar nessa mesma época [começo do ano], as projeções médias do mercado eram de um crescimento inferior a 1%”

O índice Bovespa, da B3, repercutiu os números e reverte ao longo do dia o mau resultado da quinta-feira (31), quando escorregou 1,53%. Por volta das 15h30, o indicador subia 1,71%, aproximando-se dos 118 mil pontos.