Nouriel Roubini

Nouriel Roubini || Crédito: WORLD ECONOMIC FORUM/swiss-image.ch/Valeriano Di Domenico

Dr. Doom (Dr. Catástrofe), homem que anteviu a crise exterminadora de 2008, reaparece e, fiel às próprias crenças, vê possibilidade de queda de 10% do mercado acionário ainda em 2023

O economista Nouriel Roubini, que previu a crise financeira de 2008, disse à agência Bloomberg que as ações globais podem cair até 10% ainda em 2023 a depender dos soluços da economia, especialmente a dos Estados Unidos.

O mercado acionário vive momento relativamente auspicioso, embalado pelas ações de tecnologia muito impactadas pelo entusiasmo em torno da inteligência artificial. Para Roubini, conhecido como Dr. Doom (Dr. Catástrofe), as ações podem estar infladas e eventualmente passariam por “correção”.

“Uma correção de 10% não é totalmente improvável se a economia começar a se suavizar globalmente, e você tiver ainda [essa] inflação que está essencialmente acima do alvo”, disse.

A fala de Roubini foi à beira do lago de Como, na região de Milão, na Itália, em pleno verão do Hemisfério Norte, o que demonstra cabalmente que as expectativas do homem são impermeáveis a atmosferas maravilhosas.

Em maio, Roubini havia dito que o Brasil poderia voltar a viver bom momento econômico com redivivo “superciclo” de commodities. Importante dizer que os problemas da China ainda não pareciam tão evidentes, mesmo para oráculos econômicos.