Renan Filho celebra “transparência” e compara governo Bolsonaro a “marido folgado”

Renan Filho || Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Ministro dos Transportes subitamente elevado à ribalta com o PAC 3 diz que busca métrica “aferível” de integridade para balizar contratos da União

Com o lançamento do PAC 3, com grande parte do investimento trilionário destinado a logística e transporte, o ministro dos Transportes, Renan Filho, ficou sob os holofotes. Na segunda-feira (21), concedeu entrevista ao televisivo Roda Viva e nesta quarta (23) ganhou espaço em alguns portais de internet ao criticar o governo Bolsonaro num seminário de secretários de administração pública.

Nada de especial nisso exceto pelo fato de o ex-governador e senador licenciado de Alagoas ter usado uma comparação própria de Bolsonaro – uma daquelas que falam de namoro, casamento, beijo hetero.

Renan disse que o governo Bolsonaro era como um “marido folgado que não gosta de trabalhar”. “A esposa quer melhorar a casa, as condições para os filhos, mas a coisa não anda”, seguiu.

A mágica viria com Lula, já que, como seguiu Renan em sua historinha, “essa mulher acaba encontrando outro homem”, mas “trabalhador, dedicado igual a ela e que ajuda na renda familiar. Então eles começam a melhorar essa mesma casa e as condições de vida.”

“O presidente Lula está fazendo isso ao Brasil”.

Chefe de um ministério sensível, por conta dos valores dos investimentos e da exposição a contratos muito desejáveis por tantos atores, Renan vem falando bastante também de transparência. O tema esteve no Roda Viva, momento em que o ministro afirmou que é preciso “ter vontade de ser transparente” e que o DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, alojado em sua pasta, “está se tornando o órgão mais transparente de todos os órgãos do governo federal”.

Os técnicos da pasta discutem com os órgãos federais de controle, como o TCU, uma “métrica aferível” de integridade nos contratos que poderia ser usada não apenas no âmbito dos Transportes, mas por todos os demais ministérios.

O assunto também voltou nesta quarta, em tuíte na conta do ministro. “Corrupção tem que ser combatida com integridade corporativa, dentro do próprio órgão executor e com transparência ativa. Nós próximos dias, o @mtransportes vai lançar o primeiro Plano de Integridade, para garantir segurança nos investimentos.”