Índia se torna a nova potência espacial ao levar nave à Lua

Chandrayaan-3 || Créditos: Reprodução/Chandrayaan-3

Chandrayaan-3 pousa no polo sul da Lua, tornando a nação asiática a quarta a chegar ao satélite após Estados Unidos, Rússia e China

A Índia se juntou nesta quarta (23) ao muito exclusivo clube espacial. A nave Chandrayaan-3 pousou no polo sul da Lua, conquista que só havia sido lograda antes por Estados Unidos, Rússia e China.

“Esse é um momento inesquecível. Fenomenal. É um grito de vitória de uma nova Índia”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi na África do Sul, onde participa da Cúpula dos Brics, conforme registrou a agência Reuters.

Os cientistas indianos, como os demais de outras missões internacionais, estão particularmente interessados  no gelo ancestral preservado em certas regiões da Lua, porque ele pode conter registros de material vulcânico, origem possível de cometas e asteroides eventualmente ligados à formação dos oceanos da Terra.

Vladimir Putin, o presidente russo que não foi a África por temer ser preso por comandar a invasão da Ucrânia, cumprimentou Modi. “Esse é um grande passo na exploração espacial e, claro, um testamento do impressionante progresso feito pela Índia no terreno da ciência e tecnologia”.

Coincidentemente, a Rússia acabou de perder, em acidente, a nave Luna-25, joia da primeira missão lunar russa em 47 anos.

A conta oficial do presidente Lula no ex-Twitter vem fervilhando com passagens dos discursos do mandatário na Cúpula dos Brics, mas não houve, até às 15h desta quarta, cumprimentos à Índia ou a Modi.