Federação mundial de xadrez proíbe participação de atletas trans em eventos femininos

Crédito: CC/Pexels

Decisão da FIDE de exigir uma avaliação de mudança de gênero para a participação em competições femininas gera críticas de grupos apoiadores da causa

A decisão de proibir a participação de pessoas transgênero nos eventos femininos da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) gerou polêmica. Publicada recentemente, essa medida tem provocado controvérsias e críticas por parte de defensores dos direitos transgênero em todo o mundo. A FIDE determinou que a presença de mulheres transgênero será sujeita a uma rigorosa avaliação de mudança de gênero realizada por seus oficiais, um processo que pode se estender por até dois anos.

Essa medida tem sido alvo de críticas contundentes por parte de ativistas e defensores dos direitos transgênero, que a consideram discriminatória e injusta. Embora a instituição alegue que a decisão visa preservar a integridade das competições e garantir igualdade na disputa, o critério de avaliação da mudança de gênero tem sido apontado como discriminatório, excluindo de maneira injusta as pessoas trans das competições oficiais.

A federação argumenta que a mudança de gênero tem um impacto significativo no status e na elegibilidade dos jogadores, o que justifica a necessidade de uma avaliação minuciosa. Entretanto, críticos sustentam que tal decisão representa um retrocesso nos avanços alcançados em prol da diversidade e inclusão no esporte.

Esse debate ressalta a importância de encontrar um equilíbrio entre a preservação da competição justa e a promoção dos direitos humanos e da diversidade no âmbito esportivo. As novas regras entrarão em vigor a partir de 21 de agosto.