Biden reitera virtudes de seu “green deal” em dia de conversa com Lula sobre Amazônia e “trabalho decente”

Biden e Lula || Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Presidente estadunidense faz roadshow para divulgar isenções fiscais de pacote trilionário de energia limpa e conversa com brasileiro sobre trabalho precarizado

Nesta quarta-feira (16), dia em que o Inflation Reduction Act, o pacote trilionário de incentivos à economia limpa dos Estados Unidos, celebra aniversário, o presidente Joe Biden teve uma conversa telefônica com Lula. Aspones do brasileiro, por meio da conta oficial de Lula no ex-Twitter, informaram que Cúpula da Amazônia, preservação ambiental e uma iniciativa conjunta dos dois países “por trabalho decente” estiveram em pauta.

Seja como for, as preocupações de Biden para esta quarta (16) são certamente muito mais domésticas. O presidente tem feito um “roadshow” para divulgar o Inflation Act, que prevê incentivos para a compra de veículos elétricos, mas também expande benefícios do Obamacare, o programa de acesso subsidiado à saúde do país – ele ganhou esse apelido por ter sido apresentado na gestão Barack Obama. Na terça (15), ele falou do pacote em Milwaukee; nesta quarta (16), o tema ganha cerimônia na Casa Branca.

Há 270 projetos de energia limpa elegíveis para as isenções prometidas pela Casa Branca já no “pipeline”. Os investimentos desse conjunto totalizam US$ 132 bi, segundo fontes da agência Reuters. Metade disso deve ir para eletrificação de automóveis; a outra metade, para investimentos em produção das energias solar, eólica e nuclear.  Fala-se na geração de 136 mil empregos, 50 mil deles relativos aos veículos elétricos.