A 18ª edição da Labace (Latin American Aviation Conference & Exhibition) trouxe para a capital paulista os mais importantes fabricantes, fornecedores e prestadores de serviço do mercado aeronáutico do mundo.
O evento, que aconteceu entre 8 e 10 de agosto, contou com 100 expositores e cerca de 17 mil visitantes. Além de mais de 40 aeronaves expostas, a programação da feira também incluiu palestras de especialistas do setor sobre questões como inovações regulatórias e os desafios do conceito ESG na aviação. Com nove modelos, a TAM Aviação Executiva foi a maior expositora do evento. Também estavam lá: Embraer, Dassault Falcon Jet, Amaro Aviation e Líder Aviação, entre outras empresas.
Além de tecnologia de ponta, que garante segurança, autonomia e economia de combustível, os modelos expostos contam com cabines luxuosas, que permitem várias configurações e tipos de acabamento. Os preços, claro, acompanham – em alguns casos, chegam a cerca de R$ 100 milhões.
Céu de brigadeiro
Depois dos Estados Unidos, o Brasil tem a maior frota de jatos executivos do mundo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entre maio de 2022 a maio deste ano, houve um aumento de 7,4% da frota de jatos executivos; de 6,4% no número de helicópteros a turbina; e a frota de aeronaves a turboélice, por sua vez, cresceu 12,6%. Esses resultados não só indicam o fortalecimento e a diversificação do setor, mas também reforçam a importância da aviação de negócios para o Brasil.
O mercado de jatos seminovos é o que está mais aquecido. De acordo com a Líder Aviação, representante exclusiva da Honda Aircraft no Brasil, no primeiro semestre deste ano houve aumento de 120% no volume de transações em relação ao mesmo período de 2019. Em se tratando de aeronaves novas, o aumento foi de 45%.