Repercussão às “vaquinhas” de Zema vem forte, e governador faz emenda sem se desculpar

Romeu Zema || Crédito: Isac Nóbrega/PR

Mineiro pede mudança nas compensações financeiras a estados do Sul e Sudeste, e mensagem é lida por muitos atores políticos como separatista

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi atacado por metade ou mais do mundo político brasileiro após comparar os estados do Norte e Nordeste a “vaquinhas” que não produzem o mesmo leite que as do Sul e o Sudeste. Em suas palavras, na entrevista publicada pelo Estadão no sábado (5):

“Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década. Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito.”

Ter sido confrontado em sua fala por petistas ou por alguns governadores do Nordeste, como Zema foi, não tem nada de surpreendente, mas houve quem estivesse muito longe dessa faixa ideológica a se manifestar. Como o conterrâneo Aécio Neves (PSDB), hoje deputado federal, que foi às redes e escreveu:

“Infelizmente, o governador Zema, talvez por não ter se expressado da forma adequada, acabou por criar mais problemas que as soluções que busca. Sempre precisamos e muitas vezes contamos com alianças com outras regiões, em especial o Nordeste brasileiro. Minas nunca foi antagônico às regiões mais pobres do país, até porque fazemos parte delas, muito menos imaginou liderar esse antagonismo.”

O senador baiano Otto Alencar (BA) lembrou a Zema, pelo ex-Twitter, que cerca de 250 municípios do Norte mineiro estão contemplados em programas e ações de estatais e bancos de fomento do Nordeste, como Sudene e Banco do Nordeste.

Na manhã desta segunda (7), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), outro conterrâneo de Zema, repreendeu, a seu modo, o governador, sem citá-lo:  “Não cultivamos em Minas a cultura da exclusão. JK, o mais ilustre dos mineiros, ao interiorizar e integrar o Brasil, promoveu a lógica da união nacional. Fiquemos com seu exemplo. Ao valoroso povo do Norte e Nordeste, dedico meu apreço e respeito. Somos um só país.”, escreveu em sua conta do ex-Twitter.

Acusado de separatismo pelos mais revoltados, Zema tentou emendar na noite de domingo (6), sem, contudo, se desculpar.

“A união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços. Diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades. A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil tá no trabalho em união.”