Quem esperava polêmica por conta da crítica ao patriarcado ou antevia senões pelos objetivos claramente mercadológicos ficou, por ora, a ver navios. O filme Barbie, que deve levar a seu patrocinador, a Mattel, fabricante da famosa boneca, cerca de USS 1 bi em bilheteria e licenciamentos, gerou “buzz” entre a classe política nacional, que parece ter buscado algum ganho de popularidade com a estreia da produção no Brasil nesta quinta (20).
Começou já na véspera, na quarta-feira (19), quando Lu Alckmin fotografou-se de rosa dizendo que “me disseram que esta semana tem cinema, confere?”. Veio então Janja e a ministra Nísia Trindade (Saúde), que também curtiram a ideia de se vestir de rosa. Nesta sexta (21), o senador baiano Jaques Wagner (PT), líder do Governo na Casa, também aderiu ao “buzz”.
Me disseram que essa semana tem cinema, confere? 👱♀️🎀 pic.twitter.com/ujeAn6ctnP
— Lu Alckmin (@lualckmin_) July 19, 2023
E essas Barbie girls? 💕 Anota aí que semana que vem tem live com a ministra @nisia_trindade! pic.twitter.com/gsqJhNjeHe
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) July 20, 2023
Me disseram que o sextou hoje é para usar rosa. Entrei na trend! E aí, gostaram? Comentem! 👇 pic.twitter.com/Te8LYMT5ip
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) July 21, 2023
Houve ainda deputada do PL que, à maneira de uma publicação cristã estadunidense como contou PODER aqui, pediu para os pais não levarem seus filhos ao filme por conta da profusão de personagens LGBTQI+.
Mas dificilmente alguém vai superar a criatividade do estafe de comunicação do governo paulista. As contas oficiais do Instagram e do Twitter da gestão Tarcísio Gomes de Freitas fizeram um pot-porri dos prodígios de seis meses e meio de administração ao som de uma paródia da música-tema da boneca.
💖🎶 Sou a Barbie SP
Se você quer ver
Os resultados do meu Estado
Presta atenção
Tem segurança e educação
Vamos em frente
O paulista é exigente 🎶💅🏼#Barbie #GovernoSP pic.twitter.com/cV4l1mSUx9— Governo de S. Paulo (@governosp) July 20, 2023
O Carteira Reaça não achou legal.