Morre o diplomata Sergio Amaral, aos 79 anos

Sérgio Amaral || Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado

Ex-embaixador em Londres, Paris e Washington, chegou a ser porta-voz de FHC e ministro de Temer; Fundação FHC chama-o de "diplomata exemplar"

O diplomata Sergio Amaral, que foi embaixador em Londres, Paris e Washington ao longo dos anos 2000, morreu na noite de quinta-feira (13) em São Paulo, aos 79 anos. Figura estelar do Itamaraty e  ligado ao PSDB, chegou a ser porta-voz de Fernando Henrique Cardoso e ministro da Indústria e Comércio do governo Michel Temer.

Teve ainda atuação no setor privado ao  presidir  o Conselho Empresarial Brasil-China e integrar boards do WWF Brasil e de empresas como a Total e Plastic Omnium, entre outras.

Em tuíte, a Fundação Fernando Henrique Cardoso se manifestou sobre a morte do “diplomata exemplar”, como chamou. Também lembrou que Amaral era “amigo, porta-voz e ministro do presidente FHC”

Amaral também era conselheiro da Fundação.

Nas hostes governamentais, coube ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, lamentar a morte. Alckmin viu “imensa contribuição para a diplomacia e serviço público brasileiros” deixada por Amaral.

O Senado nem seu presidente, Rodrigo Pacheco, haviam se pronunciado oficialmente até 11h desta sexta-feira (14), mas a senadora matogrossense e ex-ministra da Agricultura de Jair Bolsonaro, Tereza Cristina, foi ao Twitter lamentar a “grande perda para o Brasil”:

“Quando ministra da Agricultura, ele já aposentado, pude contar com sua experiência e gentileza para nos aconselhar em delicadas questões diplomáticas. Uma grande perda para o Brasil.”