Abertas as comemorações do Dia da Pizza

Crédito: CC/Pexels/Narda Yescas

A data oficial é segunda-feira (10), mas por que não abrir os trabalhos na véspera? PODER selecionou algumas casas que preparam as melhores redondas do país

A produção de pizzas no país é de 3,8 milhões de unidades por dia – 870 mil só no Estado de São Paulo. O número é de um levantamento feito pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) de 13 a 16 de junho.

O Dia da Pizza, por sua vez, surgiu em 1985. Tudo começou por causa de um concurso para eleger as dez melhores redondas paulistas. O evento foi organizado por Caio Luiz de Carvalho, então secretário do turismo do Estado de São Paulo.

A votação aconteceu em 10 de julho daquele ano e o sucesso foi tanto que a data acabou se tornando o Dia da Pizza. De lá para cá, muitas pizzarias aproveitam a efeméride para fazer promoções e lançar novos sabores. Veja aqui onde comemorar como se deve. Seja escolhendo as versões de calabresa ou muçarela, que são as campeãs de pedidos, ou arriscando outras combinações.

Foglia Forneria Artigianale

A pizzaria da Vila Nova Conceição, em São Paulo, já está em clima de comemoração e lançou três novos sabores que vão para o forno na segunda-feira (10).

Carlos Pizza

Com duas unidades na capital paulista, as pizzas da Carlos são muito disputadas. As redondas preparadas na casa são conhecidas pela massa leve e crocante acompanhada por queijos artesanais e ingredientes de muita qualidade.

Leggera Pizza Napoletana

Listada no ranking 50 Top Pizza World 2022, a Leggera também tem o selo da Associazone Verace Pizza Napoletana (AVNP), organização italiana criada para atestar a autenticidade das pizzas napolitanas preparadas mundo afora. Precisa de mais credenciais?

Barolio

Ponto de encontro dos mineiros que apreciam uma boa pizza napolitana. Na receita do Barolio, farinha importada da Itália e forno a lenha de altíssima temperatura que libera pizzas para lá de crocantes.

Valentina Pizzaria

Com duas unidades em Brasília, a Valentina é unanimidade na capital federal e já ganhou cinco vezes o título de melhor pizzaria de Brasília pela Revista Veja Comer & Beber.

Ella Pizzaria

Fica em um charmoso casarão no Jardim Botânico, um dos bairros mais bonitos do Rio de Janeiro. As pizzas da  Ella têm massa fina e borda alta como manda a tradição napolitana.

Capricciosa Pizza D.O.C

Também no Rio de Janeiro, a Capricciosa abriu as portas em 1999. O D.O.C. do nome quer dizer Denominação de Origem Controlada, que é uma certificação italizana de qualidade e excelência.

Acqua & Farina

Uma vez em Salvador, a Acqua & Farina é o endereço certo para quem não faz questão de uma boa pizza. A de alho negro, com certeza, merece uma “visita”.