Mais uma vez, as férias de verão na Europa podem podem se transformar em férias frustradas devido ao caos que deve se instalar nos aeroportos este verão. O alerta é da Eurocontrol, organização civil-militar que apoia a aviação na União Europeia.
Nos próximos dois meses, a entidade estima cerca de 33 mil voos diários na Europa, número pouco menor que os 37.228 voos registrados em 29 de junho de 2019, recorde no tráfego aéreo europeu. Entre 26 de junho e 2 de julho, houve aumento de 8% nos voos que cruzam o continente em relação ao mesmo período do ano passado.
A lista de cidades europeias que deve enfrentar problemas em seus aeroportos é grande. Atenas Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Londres, Marselha, Reims e Zagreb, entre elas.
Greves e Guerra da Ucrânia
A crise do setor de controle de tráfego aéreo francês também vem dando sua contribuição para o caos. Desde março, quando o presidente Emmanuel Macron anunciou reformas na Previdência, greves de controladores aéreos vêm pipocando pelo país, afetando viagens em todo o continente. Várias companhias precisaram cancelar seus voos. A paralisação mais recente terminou no final do mês passado.
Por último e não menos importante, não dá para esquecer o papel da Guerra da Ucrânia em toda a situação. Afinal, ações militares afetam o espaço aéreo, impactando diretamente a aviação comercial mundial que é obrigada a replanejar suas rotas.