Dois anos depois de um burnout, Simone Biles está de volta

Simone Biles || Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Ginasta americana que abandonou as Olimpíadas de Tóquio se inscreve para o US Classic. Competição acontece em Chicago no início de agosto

Nesta quarta-feira (28), o Comitê Olímpico dos Estados Unidos confirmou a inscrição de Simone Biles no US Classic. A competição, que é destinada a ginastas de elite, acontece em Chicago, nos dias 4 e 5 de agosto.

Simone, que hoje tem 26 anos, estava sem competir desde as Olimpíadas de 2020, que acontecerem no ano seguinte em Tóquio por conta da pandemia.  Favorita ao ouro, desistiu de disputar a final individual de ginástica artística. Na época, declarou não sentir mais a mesma confiança em si mesma e que precisava dar um passo atrás para preservar sua saúde mental.

Ela alegou estar sofrendo de “twisties”, gíria usada entre os ginastas para a perda de referência espacial que alguns atletas sentem durante a execução de certos movimentos. Na época, especulou-se que ela estava sofrendo de burnout.

Alguns meses depois, a história ganhou outros desdobramentos. Em setembro de 2021, Simone revelou ter sido vítima de abuso sexual ao comitê do Senado americano, que investigava supostas falhas do FBI no que seria o maior escândalo esportivo do século. Além de Simone, outras três atletas de elite também deram seu depoimento. O acusado era Larry Nassar, médico da equipe de ginástica feminina dos EUA.

Cumprindo pena desde 2018, Nassar deve passar o resto de sua vida na prisão por conta das condenações que recebeu. Além de Simone, mais de 90 ginastas americanas abusadas pelo ex-médico abriram um processo de US$ 1 bilhão contra o FBI que, segundo elas, sabia do perigo que ele representava e, mesmo assim, não agiu.

Menina de ouro
Com 25 medalhas (19 delas de ouro), Simone é a atleta mais condecorada em mundiais na história dos EUA. Fez sua estreia em jogos olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro, e voltou para casa com quatro ouros e um bronze.

Sobre competir no US Classic, ela brincou dizendo “que inscrição não garante participação”. A conferir.