As forças mercenárias que ajudam militarmente a Rússia em sua invasão à Ucrânia fizeram meia-volta neste sábado (24) e cancelaram o cerco a Moscou que começava a se desenhar.
O líder mercenário Yevgeny Prigozhin, que se tornou oligarca inicialmente fornecendo catering para o Kremlin, decidiu externar, com demonstração de força, sua revolta contra dirigentes do Exército russo e com o ministro da Defesa do Kremlin, o coronel Serguei Shoigu, ao liderar o levante.
Indultos coletivos de última hora e a intervenção do presidente bielorusso, Alexander Lukashenko, acalmaram os ânimos e evitaram o que poderia desaguar, quem sabe, em guerra civil.
Para entender minimamente o que se passa na Rússia e, melhor ainda, curtir o fim de semana, PODER ONLINE lista aqui filmes, séries e documentários que têm relação com as coisas que se passam – ou se passaram – no país.
Bad Roses (2020)
Trata-se de uma produção russo-ucraniana da diretora Nataliia Vorozhbyt, sobre as estradas que cortam a região do Donbass, entre a Ucrânia e a Rússia, que está em conflito muito antes da guerra atual das duas nações.
Catarina a Grande (2019)
Foi imperatriz da Rússia de 1762 a 1796, data da sua morte. Ela subiu ao posto depois de uma conspiração contra o marido, o Czar Pedro III. Durante o governo dela, a Rússia prosperou, se modernizou e cresceu. Ela expandiu o território justamente para a região atualmente conhecida como Ucrânia. A minissérie tem quatro episódios e tem como protagonista a atriz Helen Mirren, que tem entre tantos outros trabalhos Good Liar (2019).
Chernobyl (2019)
Conta o acidente da usina atômica de Chernobyl, em 26 de abril de 1986. Localizada a 90 km de Kiev, na Ucrânia, a região foi devastada, sendo um dos mais graves acidentes registrados na história.
As Testemunhas de Putin (2018)
Dirigido pelo russo Vitaly Mansky, o documentário conta a trajetória de Vladimir Putin.
Cyborgs (2017)
A história gira em torno da segunda batalha do aeroporto de Donetsk, em 2014, território ucraniano cuja maioria da população é russa.