Após responder ação judicial promovida por acionistas, o Banco Itaú terá que pagar indenização milionária para o editor de um blog que noticiou uma série de casos envolvendo a referida instituição financeira, dentre elas, conforme consta das matérias e do processo, que acionistas e correntistas vêm sendo prejudicados e que o banco não teria a quantidade de ações, em seu estoque, que deve à acionistas.
A matéria jornalística relata que acionistas moveram processos junto ao Tribunal de Justiça do Pará, cujo valor a ser pago ao acionista ultrapassa a cifra de R$ 2 bilhões, já não cabendo mais recursos.
Diante disto, a justiça determinou o bloqueio de contas do banco, que curiosamente, não mantinha em suas contas (quase 80 CNPJs) valor suficiente para o ressarcimento.
E não é só, a indenização a ser paga ao editor do blog (processo 1008673-53.2023.8.26.0100, 3a Vara Cível de São Paulo), o Banco Itaú foi condenado ao pagamento de R$1 milhão, relatando ter sido intimidado pelo banco, que pediu a PGR (Procuradoria Geral da República) instauração de investigação criminal, alegando suspeita de crime contra o sistema financeiro nacional, porém, ficou frustrada a tentativa do banco. Na sentença, a magistrada Ana Laura Correa Rodrigues pontuou: “Na qualidade de instituição financeira de grande importância no mercado, não está isenta de críticas em sua atuação e qualquer publicidade a respeito das disputas judiciais e débitos imputados, de forma que a divulgação objurgada não extrapola os limites da liberdade de manifestação do pensamento, crítica e informação, direitos fundamentais garantido pela Constituição Federal “.
Resta agora saber se o banco terá condições de arcar com estes pagamentos, já que não foi encontrado dinheiro em suas contas correntes e de investimento.