Alexandre de Moraes usa técnica de “SEO” para criticar outra vez as redes sociais

Alexandre de Moraes || Crédito: Pedro França/Agência Senado

Em evento no CNJ, ministro do STF inclui "tag" em seu ramerrão pela regulamentação das plataformas, que atacam voluntariamente, a seu ver, "pilares da democracia"

O ministro do STF e presidente rotativo do TSE, Alexandre de Moraes, parece ter entendido a lógica do trabalho de SEO (de “search engine optimizer”), a técnica que objetiva fazer postagens na internet alcançarem mais audiência.

Em evento do Fórum Internacional de Justiça e Inovação no CNJ nesta terça (20), Moraes voltou a falar o que vem falando há talvez uma encarnação e meia. Que regulamentar as plataformas de redes sociais não tolhe a famigerada liberdade de expressão, diferentemente do que pensa boa parte da direita histérica não apenas brasileira, como ocidental.

Para dar o toque de “SEO”, Moraes usou um “tag”, uma palavra-chave boa para caçar cliques, o adjetivo “minimalista” após proferir a palavra “regulamentação”.

“É um assunto de interesse nacional, mundial. É possível a regulamentação minimalista sem que retire a liberdade das pessoas de se manifestarem dentro da lei”, disse o ministro, antes de fazer menção à discussão fervilhante sobre o tema na Câmara Federal, que teve recentemente um PL retirado da pauta às vésperas de sua votação muito em função de lobby intenso de plataformas como Google e Telegram.

Moraes não deixou barato, e falou ainda que há manipulação voluntária de algoritmos por parte das empresas não apenas para fins comerciais mas também para ataque aos “pilares básicos da democracia”.