Em rotina insólita, Lira novamente vê Lula, e faz questão de afirmar não ter falado de reforma

Arthur Lira || Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara relata outro encontro com presidente; ao dizer que não falou sobre reforma ministerial, entrega a pauta da conversa

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), não usa com regularidade suas redes sociais para dar conta de seu trabalho, especialmente aquele feito fora dos domínios do Congresso Nacional e da residência oficial da Câmara no Lago Sul. Mas na sexta (16) ele decidiu passar recibo de uma nova visita a Lula — algo que está a ficar frequente ultimamente.

Lula parece estar a seguir as sugestões de Lira e agora mata no peito, como diria Roberto Jefferson, a articulação política, tornando largamente ocioso o trabalho do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Em “fio” de três tuítes, Lira não falou nada demais. Mas ao tentar distanciar-se da reforma ministerial, reforma que tem por objetivo aplacar a fome do Centrão da qual Lira é capitão e porta-voz oficioso, deixou claro que era exatamente essa a razão do encontro:

“Ouvi dele [Lula] a intenção de reduzir o envio de MPs, um anseio do Congresso Nacional. Não se falou de mudanças no Ministério do presidente Lula.”

Podicrê.

Enquanto isso, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que anunciou saída do UB, impelindo o partido de Luciano Bivar a pedir sua cabeça na Esplanada e sugerindo o nome do deputado federal Celso Sabino (UB-PA), segue tuitando como se não houvesse amanhã.

(E talvez mesmo não haja, ao menos como ministra).

Nesta segunda-feira (19) e durante o fim de semana, ela saudou o Bolsa Família, comunicou sobre o dia do Orgulho Autista, reproduziu vídeo com um velho discurso de Lula e comunicou sobre a redução do preço da gasolina.