Senado aprova igualdade salarial entre homens e mulheres e Damares elogia petistas

Damares e Eliziane Gama || Crédito: Reprodução/Pedro França/Agência Senado

Em votação simbólica com apenas o voto contrário de Eduardo Girão (Novo-CE), medida passa na Casa; petista Paulo Paim (RS) é saudado por oposicionistas

A MP que estabelece a igualdade salarial entre homens e mulheres para um mesmo cargo foi aprovada no Senado nesta quinta (1º), no começo da tarde. A votação foi simbólica, com o registro de um único voto contrário, do senador Eduardo Girão (Novo-CE).

A sessão, que contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, teve inusitada troca de confetes, quase como se não houvesse conflitos de natureza ideológica entre os 81 senadores.

A ministra Damares Alves (Rep-DF), ex-ministra das Mulheres do governo Bolsonaro, fez questão de, em rápido discurso, enaltecer o trabalho de dois senadores petistas, Jaques Wagner (BA) e Paulo Paim (RS), este último o grande articulador da tramitação do projeto no Senado.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) também elogiou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que estabeleceu que nenhuma comissão da casa pode agora funcionar sem a presença de ao menos uma senadora. “Estamos tendo vez e voz no Senado”, disse.

A representação feminina no Senado é baixa. São 15 senadoras, menos de 20% do total de parlamentares ,