Hiperativo, Lula dita a pauta, para o bem e para o mal

Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Trend Topic no Twitter por receber Maduro e agora Pedro, Boric e outros presidentes da América do Sul, brasileiro vem produzindo fatos e eventos em série

A recepção carinhosa e os afagos improváveis que Lula devotou a Nicolás Maduro na segunda (29), em Brasília, foram recriminados por quem abriu um navegador de internet ao menos uma vez entre 0h e 17h40 da segunda.

Segundo o instituto Quaest, especializado em medir popularidade digital, dentre as 326 mil menções nas redes sobre a visita de Maduro, 59% tiveram conotação negativa e 6%, positiva. Neutros, ou que fizeram uma leitura meramente   informativa, foram 35%.  

Nesta terça, Lula continua produzindo farto material para apoiadores e detratores, ao pagar de anfitrião de um encontro de presidentes da América do Sul. Muitas “new faces” estão em Brasília, como Gabriel Boric, do Chile, e Gustavo Petro, da Colômbia.

A bem da verdade, o presidente brasileiro, talvez inspirado pelo discurso sobre protagonismo de Arthur Lira, está com sede de protagonismo.

E isso porque o capo do PT voltou outro dia mesmo de seu giro com Biden, Modi, Macron et caterva no encontro do G-7, em Hiroshima, no Japão. Embora tenha marcado um gol diplomático ao ser convidado, junto com o presidente indiano, para integrar o evento do clubinho dos países mais poderosos do Ocidente (mais o Japão), Lula foi eclipsado completamente pela presença lá do ucraniano Volodymyr Zelensky, que o brasileiro fez questão de evitar, para total consternação de Joe Biden, que estava ao lado do brasileiro naquela hora.

Nesta semana, Lula vem dominando os trend topics do Twitter. Se isso vai se refletir em avanços na sua pauta de governo, aí são bem outros 500 dólares.