Fernando Collor

Fernando Collor || Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

STF conclui julgamento de ex-presidente, e o condena por 8 x 2 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro; dosimetria ainda será discutida

A casa caiu para o ex-presidente e ex-senador por Alagoas Fernando Collor. Nesta quinta (25), o STF terminou o julgamento por crimes cometidos por meio da BR Distribuidora. O veredicto é a condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Organização criminosa e associação criminosa também foram crimes atribuídos ao réu por dois grupos distintos de quatro ministros, e deverão ser discutidos mais à frente, nas sessões que estabelecerão a duração da pena – no juridiquês: dosimetria.

Os ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques divergiram absolutamente dos colegas e votaram pela absolvição.

Collor já havia submergido com a derrota nas eleições presidenciais de Jair Bolsonaro, a quem apoiou incondicionalmente, e afastou-se ainda mais do Twitter após deixar o Senado, em fevereiro. No Instagram, que usa com afabilidade, mostrando constantemente a atual mulher e suas duas filhas caçulas, sua última postagem foi para celebrar o dia das mães, em 14 de maio.