A plataforma gringa de inteligência de mercado CB Insights, que monitora o ecossistema de startups pelo mundo, selecionou para sua relação anual três healthtechs brasileiras numa lista de 150 dessas empresas de inovação aplicada à saúde. São as startups globais mais promissoras do setor, segundo a consultoria, cujas informações foram retiradas de um banco de 13 mil companhias.
O Brasil figura pela primeira vez nessa lista da CB Insights. São ainda outros 17 países em cinco continentes. As companhias são a Bloom Care, cujo modelo de negócios é focado em saúde das mulheres, especialmente do ponto de vista da reprodução e do planejamento familiar, Alinea Health e Sami.
A Sami tem como um de seus cofundadores Paulo Veras, pioneiro do ecossistema brasileiro com sua 99 Táxis (depois apenas 99). A startup tem como clientes pequenos empresários – são 14 mil atualmente. No site da empresa, ela diz querer “mudar a imagem de que plano de saúde é um mal necessário (grifo próprio). Que dá dor de cabeça a cada consulta ou reajuste.”
A Alinea Health é a mais nova das três, com apenas um ano de atuação. Ela trabalha com os planos de saúde já contratados, buscando sinergias para otimizá-lo e reduzir o preço final para empresas e também para a pessoa física.