Armínio Fraga “psicografa” Lula com responsabilidade social – e fiscal

Armínio Fraga e Lula || Crédito: World Economic Forum/Flickr/CC/Reprodução

Ex-presidente do Banco Central de FHC expressa apoio a líder petista e, em entrevista fictícia, sugere um político que olha para os pobres, cuida da inflação e se preocupa com a biodiversidade

O célebre economista Armínio Fraga, presidente do Banco Central do Brasil durante o segundo governo FHC, expressou apoio, como se sabe,  à eleição de Lula neste segundo turno.

Não está sozinho nessa. Outros economistas proeminentes da era FHC, Pérsio Arida, Pedro Malan e Edmar Bacha, também fizeram questão de endossar o nome oposicionista.

A ajuda a Lula de Fraga foi um pouco além nesta quarta (19). Em vídeo que circula nas redes sociais, Fraga entra na campanha, dizendo que vota em Lula no segundo turno. “Esse é um voto de convicção. Esse voto espelha as minhas preocupações com o futuro do nosso país, da nossa democracia.”

Não parou aí. Em sua mais recente coluna na Folha de S.Paulo, Fraga redige uma entrevista fictícia em que “psicografa” Lula.

E o Lula psicografado de Armínio faz logo de cara fé na responsabilidade social. “Minha principal preocupação vai ser a mesma de sempre: as condições de vida do povo brasileiro, sobretudo dos mais pobres. É um absurdo uma potência agrícola não poder alimentar adequadamente a população.”

E, pouco depois, Lula/Armínio expressa responsabilidade social: “Não aceito que duvidem do meu compromisso com o combate à inflação – ninguém entende melhor do que eu que com inflação quem mais perde são os pobres.”

Ao longo da “entrevista”, o personagem ainda promete manter o atual presidente do Banco Central, manera nas críticas à “herança maldita” de FHC, dá uma cotovelada elegante na Faria Lima e indica preocupação com a biodiversidade e com a retomada de relações com os países europeus.

E não, Armínio não se oferece para trabalhar em Brasília.