André Janones

André Janones || Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputado federal aliado de Lula muda correlação de forças da campanha presidencial com artilharia digital ao estilo Bolsonaro e incomoda colegas do PP, que agora pedem sua cassação

As bordoadas digitais desferidas pelo deputado federal reeleito André Janones (Avante-MG), aliado de Lula, na campanha de Jair Bolsonaro, especialmente nos casos da visita do presidente tempos atrás a uma loja maçon;d a ideia de que o senador alagoano e ex-presidente Fernando Collor teria assento no próximo ministério do presidente, caso reeleito; e, finalmente, da exploração do já clássico “pintou um clima” no caso das meninas venezuelanas que Bolsonaro associou a prostitutas , têm incomodado sobremaneira deputados e senadores do círculo bolsonarista.

Como diria o meme famoso, “sentiram”. Tanto assim que o deputado federal baiano Cláudio Cajado, do PP, sigla do presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu pedir a cassação do mandato do deputado, por suposta quebra de decoro parlamentar. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, senador licenciado, também do PP, divulgou o movimento de seu partido em suas redes sociais.

A quebra de decoro, que estaria longe de se relacionar a fatos que envolvem o mandato de Janones, seria porque o deputado divulga “notícias falsas”.

Janones disse ao G1 tratar-se de retaliação política. “Quebra de decoro se dá quando o agente político, ataca a imprensa, incentiva a não vacinação, e diz que pintou um clima com uma criança, o que não é o meu caso.”