Partidos apostam em velhos medalhões para Câmara Federal

José Serra, Marina Silva e Roseana Sarney || Crédito: Divulgação

Ex-governadores, ex-senadores, e um dia candidatos a presidente caçam votos para tentar formar bancadas numerosas e ter acesso a fatia maior dos fundos eleitoral e partidário

Reportagem especial da PODER que chega agora às bancas mostra que uma das grandes apostas dos partidos políticos este ano é a Câmara Federal. Neste domingo (2), no primeiro turno da eleição, diz a reportagem, “velhos nomes aparecerão nas urnas eletrônicas no espaço destinado a deputado federal na tentativa de puxar votos para suas siglas e federações”.

É o caso dos ex-governadores Roseana Sarney e Germano Rigotto e dos ex-candidatos a presidente Marina Silva, José Serra, Heloísa Helena, Aécio Neves e Guilherme Boulos.

É bom lembrar que o Legislativo hipertrofiou-se durante o governo Jair Bolsonaro – processo que os oposicionistas chamam de tchutchuquização do Planalto –, tendo acesso a verbas impositivas por meio das tais emendas do relator (e do tal “orçamento secreto”). As verbas, que irrigam normalmente pequenas prefeituras, são de difícil rastreamento, daí o “secreto”.

Sabe-se ainda que bancadas numerosas implicam acesso a fatia maior dos fundos eleitoral e partidário, fundamental para o fortalecimento das siglas, e, em alguns casos, do enriquecimento pessoal dos caciques.

Os deputados que buscam a reeleição – que são 88,3%, recorde da redemocratização –, não foram incluídos na reportagem, que ainda elenca figuras que conquistaram grande popularidade entre seus pares, como Ricardo Galvão, ex-presidente do Inpe, demitido por Jair Bolsonaro por trazer os números do descalabro do desmatamento que o presidente preferia esconder; ou Augusto de Arruda Botelho, advogado criminalista com algumas centenas de milhares de seguidores nas redes sociais.

Veja a reportagem, na íntegra, aqui.