Lula lidera buscas do Google, e parte delas o associam a von Richtofen

Lula, Suzane von Richthofen, Jair Bolsonaro e Vera Magalhães || Crédito: Reprodução/Isac Nóbrega/PR

Ferramenta de tendência contabiliza buscas de candidatos; fake news de ligação de petista com Suzane começou a circular em abril

A ferramenta de tendências do Google, o Google Trends vem atualizando dados sobre o interesse dos brasileiros pelos candidatos a presidente nas eleições de outubro.  O Google produz rankings de popularidade de acordo com as quantidades de busca. Também entrega quais as principais palavras ou sentenças associadas a Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet & companhia bela.

No Google Trends, Lula vem liderando apertado nestes últimos sete dias em que a campanha enfezou com as sabatinas no Jornal Nacional, o debate de domingo (28) e o uso das participações dos candidatos nesses eventos nas mídias sociais. Obtém 42% contra 38% de Jair Bolsonaro; Ciro vem com 10%, Simone Tebet, 6% e Soraya Thronicke, 2% (dados obtidos no começo da tarde desta terça, 30).

O Trends também informa que as principais buscas com Lula se referem à repercussão da entrevista do JN, ao processo aberto da ONU e também a um boato espalhado pelo bolsonarismo que identificaria Lula ao lado de Suzane von Richtofen, famosa por ter encomendado a morte dos pais. Considerando que essa imagem começou a circular em redes de WhatsApp em abril, dá para ter uma ideia da durabilidade de uma notícia falsa.

As cinco principais buscas de Jair Bolsonaro envolvem a jornalista Vera Magalhães, que foi destratada de maneira vil pelo presidente no debate. Na segunda (29), a hashtag “Verba Magalhães” ganhou impulso. Os bolsonaristas, com o apoio de figuras como o pastor Silas Malafaia, passaram a divulgar que o salário da jornalista na TV Cultura seria o dobro do que ela diz ser – boato usado no passado para vinculá-la a João Doria, então adversário figadal de Bolsonaro.