Dias Toffoli

Dias Toffoli || Créditos: Nelson Jr./SCO/STF

Em evento de grupo lobista, ministro do STF reputa como “loucura” hipótese de golpe por desacato ao resultado das eleições de outubro

O ministro do STF José Luiz Dias Toffoli foi uma das estrelas de encontro promovido pelo grupo de lobby Esfera nesta sexta (19), em São Paulo. Ao lado dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, ele conseguiu se sobressair ao prever, enfaticamente, que o Brasil não viverá nenhum golpe ao cabo do processo eleitoral de outubro.

“O Judiciário está pronto e cumprindo a sua função constitucional, de pacificação social e de resolução dos conflitos. Eu tenho toda a segurança de que o resultado das urnas o soberano é o povo. A justiça eleitoral é só um instrumento. Eu tenho certeza de que não é da índole do povo brasileiro fazer esse tipo de ação [algo parecido à invasão do Capitólio]”, disse.

Perguntado quais seriam as consequências de um golpe que ele, como se vê, refuta liminarmente, acabou por responder: “Não há dúvida nenhuma de que os Estados Unidos, a Europa e os países democráticos vão retaliar o Brasil economicamente. Investidores vão ir embora, isso vai gerar desemprego no nosso país, saída de capitais. É loucura!”