Ministro de Taiwan diz que melhor maneira de lidar com possível ataque chinês é não demonstrar medo

Joseph Wu e Xi Jinping || Crédito: Kenny Mori/Wikimedia Commons/Office of the President/The Presidential Press and Information Office

Com continuação dos exercícios militares chineses em represália à visita de Nancy Pelosi a ilha, Josep Wu vê situação “mais séria”, mas pede altivez

Em entrevista à CNN gringa, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, considerou possível um ataque chinês à ilha, e se mostrou altivo diante da hipótese. “O que estamos vendo agora é uma tentativa de nos amedrontar, e a melhor maneira de lidar com isso é mostrar à China que não temos medo”.

A China reclama um único sistema de governo nos dois países, e os exercícios militares lançados pelos liderados de Xi Jinping como represália à visita da presidente da Câmara (House) dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à Taiwan, na semana passada, estendem-se para além de segunda (8), numa clara demonstração de que a autonomia pleiteada pela ilha é, para Pequim, cada vez mais indesejável.

Além dos exercícios militares em torno da ilha, mísseis foram disparados e sanções econômicas contra Taiwan foram implementadas.

“China sempre ameaçou Taiwan, mas as ameaças ficaram mais sérias nos últimos anos”, disse Wu.

“Com ou sem a visita da deputada Pelosi, a ameaça militar chinesa contra Taiwan sempre existiu e esse é o fato que temos de lidar.”