Lindôra Araújo

Lindôra Araújo || Crédito: Nelson Jr./SCO/STF

Vice-procuradora do PGR pede arquivamento de investigações preliminares contra Bolsonaro abertas na conclusão da CPI da Covid

Em alinhamento total com o chefe, Augusto Aras, a vice-procuradora geral da República pediu ao STF nesta segunda-feira (25) arquivamento de sete apurações preliminares contra Jair Bolsonaro abertas desde a conclusão da CPI da Covid.

O resultado da CPI da Covid, que tanto barulho fez ao longo de 2021, foi colocado numa espécie de banho-maria pelo STF, que costuma usar o expediente da tal “apuração preliminar” para justificar que está a dar tratos à bola.

Bolsonaro é apontado pelos parlamentares da CPI como o maior responsável pela tragédia sanitária que, na época, apontava 605 mil mortes. Entre os crimes indicados, prevaricação, charlatanismo, infração às medidas sanitárias preventivas e emprego irregular de verba pública.

A vice-procuradora, contudo, justificou  “ausência de indícios mínimos” para afirmar ter havido “qualquer prática deletiva”.

Lindôra atuou como coordenadora das ações da Lava Jato. Ela faz arte da ala mais conservadora e tida como alinhada com o bolsonarismo da MPF. Vale lembrar que em junho, ela pediu ao STF a extinção da pena do deputado Daniel Silveira, por crimes contra a democracia.