Pandemia adia equidade de salários entre homens e mulheres em 30 anos

Crédito: Pxhere

Remuneração igualitária será alcançada apenas em 2154, segundo World Economic Forum; Islândia tem patamar de equidade de gênero mais alto, acima dos 90%

Pesquisa divulgada pelo World Economic Forum (WEF) estima equidade de salários entre homens e mulheres globalmente apenas em 2154, ou seja, daqui a 132 anos. A pandemia de Covid-19 inverteu a tendência de diminuição desse prazo, alongando-o em três décadas. Segundo o relatório produzido pela instituição, o patamar salarial das mulheres hoje em dia atinge 68% do dos homens.

O relatório, que abarca 146 países, calcula ainda a paridade de gêneros em outros temass, como empoderamento político, em que há grande discrepância, com as mulheres atingindo 22% da participação masculina; quanto a oportunidades econômicas, o patamar feminino é de 60,3%.

As dez maiores economias do mundo se aproximam de um patamar de equidade alto, nunca inferior a 80%. A Islândia, com 90,8% de paridade, é o país mais igualitário – é o único do relatório em que a equidade de gênero supera os 90%.