Nouriel Roubini

Nouriel Roubini || Crédito: WORLD ECONOMIC FORUM/swiss-image.ch/Moritz Hager

Economista e professor da NYU, “Doutor Catástrofe” oferece mais uma de suas previsões amargas ao mundo ao antever mercado de equity contraindo 50%

Doutor Catástrofe rides again. Professor emérito da Stern School of Business da universidade de Nova York, Nouriel Roubini é famoso por suas previsões pessimistas e, infelizmente, razoavelmente certeiras.

Em artigo publicado nesta quinta (30) para o site Market Watch, de que é colaborador, Roubini vê uma perda iminente de valor de 50% para o mercado de equity – e de pelo menos 35% para os papéis de diversas empresas. Recentemente, ele já havia previsto que o mundo não deverá viver uma aterrissagem suave ao cabo do processo inflacionário que domina mercados desenvolvidos e emergentes.

Segundo Roubini, o momento atual é muito distinto daquele dos primeiros meses da pandemia, quando havia espaço para fazer dívida e responder à demanda deprimida e à pressão deflacionária. “A maior parte da munição fiscal já foi usada, e as dívidas públicas estão se tornando insustentáveis”, escreveu.

Roubini não deve conhecer as mágicas operadas no ministeriozinho da Economiazinha de Paulinho Guedes em ano de campanha de reeleição; tampouco, nas técnicas circenses utilizadas na criação de emendas constitucionais por Arthur Lira e companhia bela.